Quem somos?

Sobre Nós

A Revista Inovação social é uma revista científica autônoma fundada em 2019 pelos professores Alequexandre Galvez (Aleq. Galvez) e Nélio Reis, ambos professores do Instituto Federal de São Paulo e respectivamente residentes na cidade de Itapetininga e Jundiaí. A Revista tem selo Diamante no Diretório Miguilim (IBCT) e tem representantes em 5 Estados Brasileiros e 4 países, dentre eles Os Estados Unidos.

Como Surgiu?

Uma revista acadêmica dissemina conhecimento, mas não necessariamente cria um ambiente. Neste contexto nasce o grupo Ciência em Itapê. Para dar um passo adiante foi pensado em uma Bienal. Para nossa surpresa, Itapetininga foi protagonista e sede da 1ª Bienal do Sudoeste Paulista, arriscamos a dizer que talvez seja a 1ª do Interior Paulista. Já temos inscritos de 12 cidades e 4 Estados.

Para o crescimento pessoal, é necessário o tripé conhecimento, ambiente e autoconfiança. Uma Bienal une estes três elementos, além do conhecimento, cria um ambiente de desenvolvimento e reforça a autoconfiança por meio das interações dos autores, expositores e apoiadores com o público em geral. Do ponto de vista econômico, a FLIP Paraty tem um retorno de R$ 47 milhões e gera 1.349 empregos, isso significa que vamos crescer.

Mensagem dos Professores

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, nossos filhos serão incapazes de escrever inclusive a própria história”. — Bill Gates.

No universo da educação, ciência, literatura, artes e outros, a organização de eventos conecta pessoas, ideias e experiências. Mas essa jornada, embora gratificante, não é isenta de obstáculos. A escassez de recursos, a falta de apoio institucional e a dificuldade na captação de público se apresentam como desafios que exigem criatividade, persistência e trabalho em equipe para serem superados.

A falta de verbas, muitas vezes, limita as possibilidades de oferecer uma experiência completa aos participantes, restringindo investimentos em palestrantes, materiais e infraestrutura. Atrair um público engajado também é um desafio, exigindo estratégias eficazes de divulgação e uma programação diversificada que atenda às diferentes expectativas e interesses dos participantes.

A organização de eventos educativos é um desafio constante, pois lidamos com a insegurança de não termos local, se haverá organizações interessadas em apoiar o evento, se há orçamento e outros. Porém assim como Bill Gates, acreditamos nos livros e continuaremos, nem se fizermos na praça, na rua, em qualquer lugar e com qualquer orçamento nos veremos em muitos eventos da Bienal.

Aleq. Galvez